terça-feira, 9 de setembro de 2008

CUFA/RS NO JORNAL IBIÁ - MONTENEGRO/RS


Núcleo da CUFA lançado em Montenegro

Simone Gasparoni

Durante o concurso, foi lançado em Montenegro um núcleo da Central Única das Favelas (CUFA). A organização foi fundada pelo rapper MV Bill há 11 anos. Nasceu a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
O coordenador regional da CUFA, na região Sul do país, Manoel Soares, informou que a organização, presente em 27 estados brasileiros, visa mostrar que as periferias existem, apresentam problemas, mas são capazes de promover soluções. "O objetivo da CUFA é organizar as periferias para que elas possam encontrar soluções para os seus próprios problemas. Enquanto todos falam em problemas, nós focamos na solução. A violência não é um problema da periferia e sim da sociedade como um todo", assinalou. Soares declarou que o Rio Grande do Sul camufla a miséria. "Em outras regiões do país, o Estado é visto como uma Europa brasileira", disse.
As ações do núcleo serão direcionadas a educação, esporte, cultura e cidadania. A intenção é criar projetos para conscientizar os jovens a não se envolverem com as drogas. "Temos de criar estratégias para combater o crack, pois Montenegro já sofre com o problema da droga. Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que o RS tem 60.000 usuários de crack", informou Soares. A CUFA de Montenegro vai estar conectada com os núcleos da organização em todo o país.
A coordenadora geral da CUFA RS, Dinorá Rodrigues, disse que a entidade está desenvolvendo nas escolas estaduais o Circuito Papo Reto, um trabalho com os adolescentes de prevenção às drogas. "É um projeto interessante, que traz desenvolvimento social ao município."
Em Montenegro, o núcleo fará um mapeamento da população de baixa renda para saber quais são suas carências e preocupações e, a partir daí, desenvolver ações educativas. O núcleo ainda não dispõe de uma estrutura física no município, mas quem tiver interesse em saber mais informações pode contatar com Rogério Santos, coordenador local, pelo telefone (51) 84333132.
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL IBIÁ - MONTENEGRO/RS - 09/09/2008 - EDIÇÃO 3.508

4 comentários:

Unknown disse...

"Agora é com nós... mesmo!"
Muito mais que unir forças, nossa idéia é agregar valores, fortalecer aqueles que são a voz da comunidade, que promovem a educação, a cultura e a cidadania. Estamos nessa caminhada juntos.
Saudações
Letícia dos Santos
Coordenadora de projetos Cufa Rs - Montenegro
Contato: 81595597

Unknown disse...

Acredito no potencial desta coordenadora (psicóloga Letícia santos), creio que seu trabalho permeirá por caminhos que conduziram a comunidade Montenegrina ao sucesso. Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns ao pessoal de Montenegro pela organização do debate realizado no Espaço Vida Unimed, especialmente ao Manoel Soares pelo belíssimo trabalho que vem realizando liderando esta caminhada contra as drogas no RS. Compartilho com a colega Letícia a idéia de que é preciso unir forças para agregar valores, fortalecendo a voz da comunidade.
Fabiani R. de Moraes
Psicóloga Jurídica - Montenegro RS

FabiMoraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.