segunda-feira, 22 de setembro de 2008

53a. Feira do Livro de Porto Alegre

A CUFA-RS, o Ministério do Turismo e a Universidade Luterana do Brasil promoverão o evento “A Periferia no Centro – Grande Mostra das Periferias”, que indicará o potencial turístico, econômico e cultural de 15 comunidades periféricas da Região Metropolitana de Porto Alegre em uma grande mostra reveladora destas vocações.

A mostra ocorrerá no período de 31 de outubro a 16 de novembro de 2008, durante a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, um dos mais importantes eventos turísticos e culturais do Rio Grande do Sul.

O projeto integrará as comunidades periféricas de Canoas, Esteio, Viamão, Guaíba, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Montenegro e da própria cidade de Porto Alegre, como a Região das Ilhas (dos Marinheiros, da Pintada e das Flores) e as comunidades do Morro da Cruz e do Buraco Quente.

A iniciativa também prevê a realização de diversas atividades, que se desenvolverão entre setembro e novembro, dentro das 15 comunidades retratadas e no espaço da Feira do Livro. Entre as diversas ações, estão previstos cursos de formação; passeios temáticos; formação de bibliotecas comunitárias temáticas; lançamento de publicações; debates; palestras; exposição fotográfica (fotos dos jovens das favelas do RS, que receberão capacitação através de curso de fotografia); apresentações de espetáculo de teatro, dança e música; produção de documentário; mostra de cinema; e eventos de moda e gastronomia, numa perspectiva redimensionadora da verdadeira vocação das comunidades periféricas.

Com estas ações, almeja-se re-significar a periferia, desmitificando este território e criando novos espaços de trânsito. Busca-se, desta forma, favorecer o incremento do turismo e a inclusão econômica destas comunidades por intermédio da valorização da sua cultura e de seus espaços de convívio e produção.

Na área da Feira do Livro será montado um estande, que centralizará as ações a serem desdobradas nas comunidades participantes, gerando uma interlocução entre o público presente no evento e os moradores destas zonas periféricas. A parceria com a Câmara Riograndense do Livro, entidade organizadora da Feira, favorecerá a formação de 15 bibliotecas comunitárias, uma em cada comunidade. Estes espaços serão constituídos a partir de doações, em um esforço conjunto de todos os parceiros e das comunidades.

Nenhum comentário: