terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO REUNIRÁ CRAQUES DO FUTURO NA RECREO






Atletas que estão próximos do profissionalismo no futebol levarão um pouco de alegria e esperança para os internos do Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo). Em uma confraternização marcada para esta quarta-feira, às 10 horas, jovens jogadores como Andrigo e Wellington, do Internacional, Yuri Souza, do Grêmio, e Eduardo Haas (Duda), do Vasco da Gama, Rio de Janeiro, farão uma partida amistosa na sede da entidade, no Passo da Cria, em Montenegro.

De acordo com coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) no município, Rogério Santos, o Recreo – Recreio está há 23 anos inserido na comunidade montenegrina, "desenvolvendo trabalhos voltados à recuperação de jovens entre 8 e 17 anos da dependência de drogas e álcool". No momento, são cerca de 22 meninos atendidos. Eles têm aulas pela manhã e, durante o resto do dia, atividades e oficinas. É onde funciona o espaço educacional "Primavera da Alma", projeto inédito no Brasil, visando a inclusão pela educação.

Ainda conforme Santos, crianças e adolescentes tinham dificuldades de acesso à educação formal por estarem internados no Recreo, para tratamento de drogas (crack). Desde o início do ano, Montenegro oferece uma professora e orientação pedagógica da Escola Etelvino de Araújo Cruz, para dar aulas no local. "O espaço educacional conta com salas de acolhimento, multifuncional, aula, laboratório de informática e uma minibiblioteca", frisa.

A partida de futebol de amanhã foi um pedido de Natal dos internos. "Um jogo de confraternização com os futuros craques das categorias de base das principais equipes. Na realidade, é ver de perto algo que eles sempre sonharam em ser", resume Santos.

Nenhum comentário: