terça-feira, 27 de outubro de 2009

Circuito de palestra Na real - CUFA MONTENEGRO no Colégio Dr. Paulo Ribeiro Campos





Desde 2008 a CUFA vem desenvolvendo palestras de prevenção no Estado, que já atingiram mais de 50 mil jovens de escolas e associações das cidades com maior indíce de criminalidade e consumo de drogas, em especial o crack. Em Montenegro, a base local está levando as escolas a palestra Na real, que tem o objetivo de levar aos estudantes um debate franco sobre as drogas, especialmente sobre o crack,onde mais de 500 alunos montenegrinos já assistiram.
O Circuito Na Real, passou pelos três turnos da escola estadual Paulo Ribeiro Campos, Polivalente,onde contou com um publico super interessado e questionador, onde o jornalista Rogério dos Santos, coordenador da Central Única das Favelas (CUFA RS), não mediu palavras ao alertar o público adolescente sobre o perigo que o crack traz e seus malefícios fisicos e sociais. Alertou o que a maconha nos dias atuais pode representar. "São raras as bocas que vendem maconha "limpa". A maioria mistura com crack", informou. "Ano passado, apreenderam 200 quilos de crack. Vocês podem pensar: ‘Ah, mas isso é pouco’. Mas não é. Cada pedra de crack que é vendida tem em média, 0,24 gramas. Isso dá oito milhões de pedras de crack", completou.

Alertou sobre a questão familiar e ressaltou a importancia de incluir a familia no processo de desintoxicação, nesse caso, psicologicamente viciadas.
Citou também as ações da CUFA no estado em 2008 que somente em palestras do Circuito Papo Reto atingiram mais de 30 mil jovens , sobre a Campanha de Montenegro Contra o Crack, ações do PPV (Programa de Prevenção da Violência) em nosso município. Junto ao coordenador da CUFA estavam o MC Pedrão, mobilizador de ações da Central que falou do cenário local sobre o crack e passou através de um RAP as inquietudes dos jovens das periferias; e o coordenador da Recreio que deu um breve relato de sua experiência com menores usuários de crack.

Nenhum comentário: