sexta-feira, 10 de abril de 2009

CUFA MONTENEGRO JUNTO A II CONFERENCIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Montenegro sedia o encontro da Região 1, que abrange a Região Metropolitana, Vales dos Sinos, do Caí, do Paranhana e do Jacuí. Governos Federal, Estadual, Municipal e sociedade civil constróem o encontro juntos.
Nos próximos dias 22 e 23 de maio, Porto Alegre sedia a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II COEPIR) do RS, mobilizando os quilombolas, as comunidades de terreiro, os clubes sociais negros, os mestres de capoeira, os artistas, a juventude, as mulheres, as associações de samba, os núcleos de estudos étnicos, os povos indígenas, as populações ciganas, os palestinos e judeus em solo gaúcho, bem como, todos os setores interessados na promoção da igualdade na diversidade.

O foco central da II COEPIR é a análise dos "Avanços, Desafios e Perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR)", priorizando o debate sobre os temas: terra, trabalho, educação e saúde. Segundo a Coordenadora Estadual de Promoção da Igualdade Racial do RS (COPIR/SJDS www.sjds.rs.gov.br), Sátira Machado, o encontro é um divisor de águas. "O diálogo sobre a igualdade racial chega aos lugares mais longíquos do Rio Grande do Sul. São novas vozes, novas lideranças gaúchas emergindo. Mais e mais municípios estão fortalecendo as parcerias com a sociedade civil, nomeando gestores e conselheiros, com o objetivo de impulsionar as políticas públicas de igualdade racial.", destaca.

A II COEPIR é organizada pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS, através do Departamento de Direitos Humanos, em conjunto com a sociedade civil. A II COEPIR e é precedida da Etapa Regional, conforme calendário:

REGIÃO 1 - Montenegro - 18 de maio
REGIÃO 2 - Santa Cruz do Sul - 18 de maio
REGIÃO 3 - Caxias do Sul - 8 e 9 de maio
REGIÃO 4 - Osório - 14 de maio
REGIÃO 5 - Pelotas - 16 de maio
REGIÃO 6 - Santana do Livramento - 9 de maio
REGIÃO 7 - Santa Rosa - 15 de maio
REGIÃO 8 - Santa Maria - 16 de maio
REGIÃO 9 - Passo Fundo - 15 de maio

Alguns municípios estão realizando encontros municipais, para participarem das Etapa Regional e Estadual, que antecede a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (25 a 28 de junho - DF).

As propostas apresentadas na II COEPIR serão incluídas na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, documento que servirá de subsídio para a construção do PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, a ser aderido também pelos municípios gaúchos.

Maiores esclarecimentos através do email:
conferenciaigualdaderacialrs@gmail.com

Nenhum comentário: