domingo, 26 de setembro de 2010

UMA CONQUISTA COLETIVA DA PERIFERIA







A Vila Esperança, no bairro Senai, está em festa com a inauguração da quadra poliesportiva. A partir de agora, os moradores terão espaço para praticar esportes e enriquecer seus conhecimentos culturais perto de casa, na rua Juvenal Alves de Oliveira.
A entrega da quadra será comemorada com diversas atrações. Das 10 às 17 horas, a comunidade pode assistir o Circo Teatro Girassol, de Porto Alegre, as bandas da Escola Municipal Esperança e do Colégio Estadual Ivo Bühler (Ciep) e o grupo de tango do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – Polivalente, através do projeto Escola Aberta para a Cidadania. Teve ainda apresentações de capoeira e oficina de hip-hop. Já das 19 às 22 horas, ocorreu shows com grupos locais de hip-hop, nativista, pop, sertanejo e gospel.
Rogério Santos,coordenador da CUFA e presidente do Programa de Prevenção à Violência (PPV) em Montenegro, destaca que a quadra poliesportiva foi construída através do PPV, do Governo do Estado, que investiu integralmente cerca de R$ 550.000,00 na obra. O terreno foi doado pela Administração Municipal. Os 955 metros quadrados de área contemplam ginásio de esportes, biblioteca e sala de convivência. A proposta é beneficiar comunidades carentes e que registrem altos índices de violência. Crianças e adolescentes deverão ser envolvidas em projetos socioeducativos e culturais, por meio do esporte e melhorias das estruturas de lazer, saúde e segurança.
Além da quadra para a prática de basquete, futebol e vôlei, a estrutura do prédio ainda terá quatro salas, uma para a administração e almaoxarifado; uma segunda para laboratório de informática e audiovisual; uma terceira para uma sala de reuniões e palestras de 30 lugares e uma última será para o atendimento do Programa Infância Melhor (PIM) e biblioteca.
Para a moradora do bairro, Paula Martins, que tem um filho matriculado na Escola Ivo Bühler (o Ciep), a quadra é uma importante ferramenta para que as crianças deixem de ficar na rua e passem a desenvolver atividades que contribuem para seu desenvolvimento. A programação se estendeu durante a tarde e noite, com várias apresentações, além da confecção de carteiras carteiras de identidade, pelo Instituto Geral de Perícias.

Nenhum comentário: