quinta-feira, 24 de junho de 2010

CUFA APÓIA RAP É COMPROMISSO EM MONTENEGRO/RS




A batida do hip hop tomou conta da Sociedade Floresta Montenegrina no domingo. “Rap é Compromisso” reuniu DJs, grafiteiros, dançarinos de break e os “manos” que “curtem” o gênero. O evento já passou por diversos municípios e acontece pela primeira vez no município. É organizado pelo produtor cultural Rubem Sandro, conhecido como White Jay, também apresentador do programa Hip Hop Sul, exibido pela TVE RS. Em Montenegro, conta com o apoio de Pedro Silva, ativista da CUFA Montenegro,também conhecido como MC Pedrão.
Muitas atrações passaram pelo palco da Floresta, como Enxame (atração nacional)Sba, Espelho da Periferia, Alvo Periférico, Ideologia Social, White Jay, Cpi e b-boys. Além disso, no local, ocorreu o início da gravação do DVD “MC Pedrão guerrilheiro da periferia”, que conta a trajetória deste ativista do movimento hip hop há mais de 25 anos. A produção deve contar com depoimentos e músicas de diversos grupos gaúchos. O DVD será lançadoem outubro. “É um momento muito especial ter esse reconhecimento vindo nesse DVD. É um sonho se realizando”, revela.
De acordo com o MC Pedrão, “Rap é compromisso” é um espaço para os grupos mostrarem seu trabalho e a força do hip hop gaúcho. “O movimento está se fortalecendo e, a cada dia, com mais atitude”, acredita. O evento tem o apoio do Departamento Municipal de Cultura, Prefeitura de Montenegro, Enxame Produtora, Central Única das Favelas (Cufa), Pjh Eventos, Feijão Records, Canal 53, programa “Tô na banda” e Hip Hop Sul da TVE.

MATÉRIA NO JORNAL IBIÁ - MONTENEGRO/RS - DIA 21/06/2010


Boas sementes germinam na periferia
Simone Gasparoni


As iniciativas de combate ao uso de drogas estão brotando especialmente nas comunidades periféricas da cidade, maiores afetadas por esse malefício. Ações como as desenvolvidas pela Central Única das Favelas (CUFA-RS) – Base Montenegro – são alguns dos exemplos que mobilizam crianças, adolescentes e adultos a dizer não às drogas e sim à vida.
A Cufa instalou sua base na cidade em setembro de 2008, com objetivo de desenvolver programas sociais nos bairros montenegrinos. De lá para cá, idealizou a campanha “Montenegro contra o Crack”, após realizar uma pesquisa de caráter social que apontava o alto índice de consumo e de tráfico da droga no município e de ouvir relatos de mães que pediam uma solução para que seus filhos se livrassem do vício. A campanha foi lançada em março de 2009 por empresários, Prefeitura, Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil. O movimento atua em quatro eixos: saúde, educação, segurança e social.
Em 2008, a pesquisa foi aplicada por estudantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Agora, em 2010, foi feita uma nova pesquisa por acadêmicos da Ulbra e do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). O resultado será divulgado, possivelmente, depois da 3ª Expomonte, que acontecerá de 23 de junho a quatro de julho, no Parque Centenário.
Cufa: inclusão social eleva a autoestima
A Cufa vem desenvolvendo ações de prevenção às drogas e à violência na travessa José Pedro Steigleder, bairro Cinco de Maio, e no Mutirão e na Vila Esperança, comunidades do bairro SENAI. Mais de 60 mulheres já concluíram as oficinas de capacitação profissional que integram o projeto Maria, Maria, da Cufa, coordenado por Mariléa Vargas da Silva.
Quem freqüentou as aulas aprendeu a tricotar customizar roupas, fazer crochê e se especializou para tratar e embelezar as unhas das mãos e dos pés, na oficina de manicure e pedicure. Para a garotada, foram proporcionadas várias atividades, como encontros de hip-hop e de basquete de rua.
A proposta da instituição, para o segundo semestre deste ano, será a de ampliar sua área de abrangência. Está nos planos contemplar os bairros Centenário, Olaria e Germano Henke. A promoção de aulas de taekwondo é uma das atividades previstas. Futuramente, a Cufa pretender disponibilizar uma “bicicloteca” (bicicleta com livros) para disseminar o hábito de ler nas comunidades.
Na Travessa José Pedro Steigleder, estão sendo programadas novas ações. “Nosso sonho é de desenvolver atividades de basquete com as crianças e sobre o meio ambiente”, diz o coordenador da Base Montenegro da Cufa, Rogério dos Santos. “Nesse tempo de Cufa, foram realizadas mais de 125 palestras, sendo 78 fora do município e oito fora do Estado. Palestras sobre drogas, comportamento dos jovens da periferia e situação das favelas”, ressalta. Santos é formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
PPV e Proerd: parceiros das comunidades
Rogério dos Santos lembra ainda o importante trabalho que é desenvolvido na cidade pelo Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Governo do Estado. “O PPV escolheu o bairro SENAI como zona de paz para atuar com seus programas.” Através do PPV, está sendo construído um ginásio poliesportivo na rua Juvenal Alves de Oliveira, na Vila Esperança. As obras devem ser concluídas até o final do mês.
O coordenador destaca também que há 100% de prevenção nas escolas montenegrinas. “Todas as crianças em idade escolar já sabem o que é o crack.” Além disso, os estudantes têm contato com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Brigada Militar.
Serigrafia é aposta para gerar empregos
A Base Montenegro da Cufa está em tratativas com a Prefeitura de Montenegro para conseguir uma sede em um bairro da cidade. Outra novidade é que a instituição está para receber uma emenda federal, para implantar uma serigrafia em um bairro do município, o que possibilitará a geração de empregos. E também aguarda recursos referentes a uma emenda da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), orçada em R$ 100.000,00, para que possa ampliar seus projetos sociais no Mutirão e na Vila Esperança. A Cufa-RS distribuirá esse valor entre suas bases no Estado