segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ZUMBI VIVE...




"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela

Em 20 de novembro se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser aniversário de morte de Zumbi, nosso maior herói nacional, símbolo da resistência à escravidão, a mais cruel das facetas humanas. Nesses séculos que nos separam de Zumbi, os negros se organizaram, constituindo um movimento que soube manter acesa a chama da liberdade. A escravidão foi abolida, mas continuamos confinados nos porões da desigualdade social e econômica. Foi contra essa injustiça que o movimento negro sempre lutou e agora, posso dizer que a guerra continua intensa, ganhamos alguma batalhas e perdemos outras contra o racismo. Mas estamos mudando.
Que mudança é essa? Sem alarde, sem aviso, os negros trataram de ocupar espaço e conquistar, na prática, o que o movimento negro sempre almejou: ver os negros em movimento. Vencendo o preconceito no cotidiano. Conquistando cargos. Tendo acesso a bens, serviços e posições que nos eram negados. Se antes diziam que para ter sucesso precisávamos ser artistas ou jogadores de futebol – profissões muito dignas, diga-se de passagem – hoje também “jogamos¨, mesmo que timidamente, no campo dos médicos, advogados, engenheiros, executivos e empresários. É muito comum dizer que temos de ser duas vezes mais competentes que um branco para ocupar o mesmo cargo. Pois sejamos!
Não há mais um único Zumbi. Há, isso sim, um Zumbi em cada um de nós, formando esse novo momento: o dos negros em movimento. Zumbi vive!

CUFA/MONTENEGRO/RS participa na Escola José Pedro Steigleder da 1ª Feira de Literatura



A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder envolveu seus 750 alunos na 1ª Feira de Literatura. O coordenador da CUFA de Montenegro, jornalista e sociólogo Rogério Santos palestrou sobre os projetos e ações da CUFA , em especial sobre os livros Falcão e Falcão, Mulheres no Tráfico, dos autores Celso Athayde e MV Bill. A programação contou também com palestras de escritores locais, com a hora do conto, do circuito esportivo e assistiram a peças teatrais e ao show da Banda Metáforas.
A coordenadora do evento, Liana Marta Kochenborger, que é responsável pela biblioteca da instituição, diz que o evento busca incentivar o hábito da leitura e ainda contribuir para o crescimento pessoal dos alunos. "E esse crescimento resulta num mundo melhor", assinala.