terça-feira, 27 de outubro de 2009

Circuito de palestra Na real - CUFA MONTENEGRO no Colégio Dr. Paulo Ribeiro Campos





Desde 2008 a CUFA vem desenvolvendo palestras de prevenção no Estado, que já atingiram mais de 50 mil jovens de escolas e associações das cidades com maior indíce de criminalidade e consumo de drogas, em especial o crack. Em Montenegro, a base local está levando as escolas a palestra Na real, que tem o objetivo de levar aos estudantes um debate franco sobre as drogas, especialmente sobre o crack,onde mais de 500 alunos montenegrinos já assistiram.
O Circuito Na Real, passou pelos três turnos da escola estadual Paulo Ribeiro Campos, Polivalente,onde contou com um publico super interessado e questionador, onde o jornalista Rogério dos Santos, coordenador da Central Única das Favelas (CUFA RS), não mediu palavras ao alertar o público adolescente sobre o perigo que o crack traz e seus malefícios fisicos e sociais. Alertou o que a maconha nos dias atuais pode representar. "São raras as bocas que vendem maconha "limpa". A maioria mistura com crack", informou. "Ano passado, apreenderam 200 quilos de crack. Vocês podem pensar: ‘Ah, mas isso é pouco’. Mas não é. Cada pedra de crack que é vendida tem em média, 0,24 gramas. Isso dá oito milhões de pedras de crack", completou.

Alertou sobre a questão familiar e ressaltou a importancia de incluir a familia no processo de desintoxicação, nesse caso, psicologicamente viciadas.
Citou também as ações da CUFA no estado em 2008 que somente em palestras do Circuito Papo Reto atingiram mais de 30 mil jovens , sobre a Campanha de Montenegro Contra o Crack, ações do PPV (Programa de Prevenção da Violência) em nosso município. Junto ao coordenador da CUFA estavam o MC Pedrão, mobilizador de ações da Central que falou do cenário local sobre o crack e passou através de um RAP as inquietudes dos jovens das periferias; e o coordenador da Recreio que deu um breve relato de sua experiência com menores usuários de crack.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

II ENCONTRO ESTADUAL CUFA NO RS EM MONTENEGRO/RS



Municípios comemoram aniversário de 1 ano da CUFA Montenegro, discutindo novas tecnologias sociais!






A Sociedade Floresta Montenegrina recebeu os coordenadores dos municípios de Alvorada, São Leopoldo, Canoas, Esteio, Carazinho, Montenegro, Sapucaia do Sul, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e Pelotas. Dentro das pautas, os eventos nacionais que a rede social está realizando no país nos próximos meses, novas políticas públicas, novas tecnologias sociais para o desenvolvimento de atividades auto-sustentáveis, com qualidade e resultados, além das ações municipais que vem ganhando espaço nas comunidades e resgatando jovens em situação de vulnerabilidade social e criminal.


A CUFA é uma rede que trabalha com jovens de periferias de todo o país e no Rio Grande do Sul, em mais de 30 municípios, com projetos e ações preventivas, trabalhando o lúdico e conscientizando através de oficinas como teatro, música, áudio-visual, fotografia, interpretativa, inclusão digital, hip hop e seus elementos, esporte (basquete de rua, capoeira, futebol, judô, entre outros) e também inglês, espanhol, artesanato, serviços como manicure, tranças, produção cultural, percussão e palestras preventivas com a temática do crack.

Entre as ações que serão realizadas ainda no ano de 2009, está o Viradão Esportivo, evento idealizado pela CUFA Nacional, cujo tema é a família e com apoio do SESI e da Rede Globo e afiliadas. Serão promovidas 33 horas ininterruptas de práticas esportivas, sob a ótica da acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, Mobilização pela Paz, serão oficinas com as culturas de periferias nos 14 municípios mais violentos do estado, com intuito de mobilizar os jovens para promover processos de prevenção à violência entre outros projetos e o II Encontro Estadual de Capoeira, que vai reunir grandes mestres de capoeira do país e será realizada na cidade de Canoas.


As comemorações encerram nesse dia 29 de setembro, onde será realizado o Painel: "Violência e Drogas - Discutindo o Crack!". A ação será realizada no Centro Cultural de Montenegro, no Auditório Roberto Athayde Cardona, às 19h00.

O painel será comandado por Manoel Soares, comunicador da RBS TV e Coordenador Geral da CUFA no RS.



texto: Dinora Rodrigues
foto: Dinora Rodrigues, Fernanda Fell, Rogério Santos, Cintia

CUFA e PPV PROMOVEM PALESTRA








A Central Única das Favelas (Cufa), o PPV, e o programa "Montenegro Contra o Crack" continuam promovendo ações para diminuir o númerosde usuários da droga no município. O jornalista Manoel Soares, que é coordenador executivo da Cufa, palestrou em escolas da área prioritária do Programa de Prevenção à Violência (PPV), onde falou sobre drogas e o dia dos jovens nas periferias.

A primeira escola visitada foi o Ciep Ivo Bühler. Alunos do turno da manhã se reuniram no refeitório para ouvir o que o jornalista iria dizer. Manoel afirma que esse encontro não é uma palestra, mas uma reflexão com os jovens, a fim de que eles encontrem, em seu cotidiano, armas para combater o crack. "Já está provado que não existe tratamento médico para atender a todas as pessoas envolvidas, então a prevenção foi a única coisa que restou", salienta.

Manoel revela que já passou por cerca de 80 municípios gaúchos de 2008 até agora. Só para esse ano, a previsão é de que mais 95 cidades ainda sejam visitadas. "É cansativo, pois tenho que aliar isso à minha vida profissional. Mas, graças a Deus, tem dado resultados maravilhosos", declarou o jornalista. Ele ainda elogia o trabalho da Cufa de Montenegro.

O diretor do Ciep, João Antônio Moreira, afirma que é fundamental os alunos aprenderem a dizer não às drogas. O docente diz que toda a pessoa que aprende é um semeador, pois tem a obrigação de passar as informações para amigos e colegas. "Nós queremos uma reflexão dessas no nosso turno da noite. Esse tipo de evento todas as escolas deveriam ter, somos privilegiados", ressalta o diretor, afirmando que a escola estará sempre aberta para esse tipo de atividade.

Além da Escola Ivo Bühler, Manoel Soares passou também pela José Pedro Steigleder e na Jorge Guilherme Moojen.