segunda-feira, 27 de julho de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO A BEM DA VERDADE

NOTA de ESCLARECIMENTO em relação a coluna publicada na VEJA

Com relação à citação do nosso nome pela revista Veja, na coluna "O hip hop da Petrobras" de Diogo Mainardi esclarecemos que a edição de nosso livro "Falcão: Mulheres e o Tráfico" não teve nem tem nenhum envolvimento da Petrobras, o verdadeiro alvo da publicação.
Seguindo normas do mercado, recorremos à uma produtora privada legalmente estabelecida ( a R.A. Brandão Produções Artísticas ) na qual não temos nenhuma participação societária ou financeira, para nos representar junto a uma editora privada legalmente estabelecida ( a Objetiva ), num processo que não envolveu dinheiro público.
Como se sabe, empresas especializadas representam os artistas nas atividades ligadas a direitos autorais, arrecadação e encargos.
Assim como não nos cabe acompanhar o relacionamento dos nossos fornecedores com terceiros, não faz o menor sentido estabelecer qualquer conexão entre essas partes.
Toda a documentação contratual, inclusive declaração de imposto de renda fruto desse contrato, está à disposição de eventuais interessados.

Carta ao colunista Diogo Mainardi

Em relação à sua coluna O Hip Hop da Petrobras na revista Veja desta semana, a Petrobras informa que este caso foi identificado e investigado pela Petrobras. O responsável pela quebra de procedimentos de contratação da Companhia foi demitido por justa causa. A Petrobras encaminhou o caso ao Ministério Público para apuração de responsabilidades cíveis e criminais. E à Controladoria Geral da União, para a CGU verificar a correção dos procedimentos adotados pela direção da Companhia.
A Petrobras não entende porque esse caso está sendo explorado de maneira leviana, com distorção dos fatos. Sobre as informações levantadas na coluna, a Petrobras tem a informar:
- Não existe qualquer relação entre o livro do rapper MV Bill e a Petrobras. A Central Única de Favelas do Rio de Janeiro tem um projeto patrocinado pela Companhia em ações de educação para qualificação profissional. A Rede Globo também é parceira da Central em outro projeto.
- Não existe conflito entre os serviços prestados pelas empresas e suas qualificações. As empresas RA Brandão e Guanumbi realizaram serviços de organização, produção e promoção de eventos, além de produção e editoração de textos para divulgação. A RA realizou ainda consultoria para ações de relacionamento com públicos alvos da Companhia.
- O capital social da empresa não é relevante no caso dos serviços prestados por essas empresas. Nesses casos, os serviços só são pagos após sua conclusão.
- Não há registro de notas frias. O caso já foi alvo de apuração interna que culminou com a demissão do gerente por justa causa. Esse caso foi levado pela Petrobras ao MP e à CGU. Os serviços listados pelo colunista se encontram em avaliação na Companhia.
- Não é verdade que “Na maioria das vezes, elas emitiram notas para os mesmos eventos, com as mesmas datas”. Entre os serviços listados há apenas um indício de superposição de serviços entre as empresas. É para o evento da Fórmula Indy. Como já informado, a Petrobras está realizando a análise de todos os serviços contratados pela gerência em 2008. Esse trabalho está sendo acompanhado pelo Ministério Público e pela Controladoria Geral da União.
- O ex-empregado não foi indicado pelo Presidente Gabrielli como afirma a nota. Ele ingressou na empresa – por concurso – em 1984 e foi nomeado gerente de Comunicação da Refinaria Landulpho Alves/ RLAM em 2001. Ele assumiu a Gerência de Comunicação do Abastecimento em 2004, quando o Presidente José Sergio Gabrielli era Diretor Financeiro. Gabrielli assumiu a Presidência da Petrobras somente em 2005.
------------------------------------------------------------------
ADVOGADO DA R A BRANDÃO

Nota à imprensa das “supostas” empresas fantasmas
Leia abaixo a nota da R. A. Brandão Produções Artísticas, Guanumbi Produções e Eventos Ltda. e Sibemol Produções e Eventos Ltda , enviada hoje (23/7) à imprensa.
.
Tendo em vista as recentes matérias veiculadas no jornal ” O Globo ” e na revista ” Veja ” ( edições de 19, 20, 21, 22 e 23 de julho de 2009 ), vimos destacar os seguintes pontos:
1. As Sociedades R.A. Brandão Produções Artísticas, Guanumbi Produções e Eventos Ltda. e Sibemol Produções e Eventos Ltda. estão devida e regularmente constituídas e registradas, exercendo suas atividades com as autorizações pertinentes;
2. Ditas Sociedades, ressalte-se, atuam há anos no ramo de produção de eventos, entretenimento e representação, gozando de excelente reputação e conceito em suas áreas, notadamente pela excelência e padrões de qualidade dos serviços prestados;
3. À título de ilustração, merecem destaque os projetos ” Viradão Cultural “, em junho de 2009 ( em parceria com a Rede Globo, com a realização de shows com grandes artistas ), ” Show do Reveillon no Piscinão de Ramos “, em dezembro de 2008 ( também em parceria com a Rede Globo ), representação artística para fotos na revista ” Playboy “, em 2009 ( Editora Abril S/A ), representação artística para apresentação no espetáculo musical do projeto ” Itaú Brasil “, em agosto de 2008 ( Banco Itaú S/A ), organização e produção do primeiro exemplar do livro ” Rede Panamericana de CTI’s “, em 2006 ( custeado pela Unesco ), representação artística para show em Luanda – Angola ( para a Construtora Norberto Odebrecht ) dentre inúmeros outros, com as mais variadas empresas privadas de renome e grande porte;
4. Em todos esses anos e por tais eventos, as mencionadas pessoas jurídicas jamais foram alvo de qualquer medida, ação ou investigação judicial ou criminal, pois sempre honraram e cumpriram os contratos firmados;
5. Por oportuno, frise-se, as quantias e pagamentos destacados nas reportagens em tela encontram-se em total consonância com os valores praticados no mercado;
6. Assim sendo, não resta alternativa às empresas ora signatárias a não ser repudiar veementemente as inverídicas, infundadas e ofensivas acusações desferidas.

R. A. Brandão Produções Artísticas
Guanumbi Produções e Eventos Ltda.
Sibemol Produções e Eventos Ltda.

domingo, 26 de julho de 2009

CUFA JUNTO AO PPV NA VISITA A VILA ESPERANÇA PARA INSTALAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA



Segundo o diretor administrativo da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS), Celso Piaseski a quadra poliesportiva deverá ser construída nos fundos do terreno onde hoje se encontra um posto do programa ESF. Junto com a quadra, será construído um posto policial que deverá atender a toda a comunidade, ajudando assim a diminuir os índices de violência. Pieaseski afirma que a quadra poliesportiva deverá ser totalmente fechada, contando com duas salas de convivência, uma biblioteca, e uma sala de computadores voltados para a inclusão digital além de um palco que será construído junto à quadra.
A comissão também visitou o local onde será construída a nova unidade básica de saúde do bairro. Hoje, no terreno, se encontra o antigo prédio da associação de bairro. Os custos com a construção das estruturas serão de responsabilidade do Estado. Já a Prefeitura realizará a doação das áreas a serem construídas. Segundo Madalena o objetivo do programa é expandir as ações para outras áreas do município. Estivam presentes na visita o comissário de Polícia Civil e presidente do PPV de Montenegro, Amoreti Tavares, à consultora da Unesco, Rosilara Cunha, o coordenador da CUFA, Rogério Santos e a enfermeira Iara Goerch.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

MAIS UMA FORMATURA DO PROJETO MARIA MARIA DA CUFA


A alegria da formanda recebendo o diploma e cumprimentos da mesa oficial


A paraninfa Ivonete Pereira dos Santos


Coordenadora do projeto Maria Maria - Montenegro/RS, Mariléia Vargas e a Esteticista, Solenir Vieira


As formandas do curso de Manicure e Pedicure do projeto Maria Maria de Montenegro/RS


Maria Maria é um movimento de mulheres da CUFA (Central Única das Favelas). As Marias são mulheres da CUFA nos estados, que além de constituir um projeto coletivo e democrático dentro da instituição, tentam organizar o discurso das mulheres das periferias sobre tudo as jovens, para que elas possam se estimular e participar dos processos de decisão, e ocupação de espaço. O Núcleo Maria Maria de Montenegro/RS está atuando nos Bairro SENAI (Vilas Esperança e Mutirão).
Coordenando pela professora Mariléia Vargas, o núcleo Maria Maria tem a parceria com as Associações dos Moradores das Vilas Esperança e Mutirão e ESF – Montenegro (Estratégia de Saúde da Família), onde as atividades das mulheres que integram o projeto baseiam-se em torno de um tripé que pode dar uma guinada em suas histórias de vida, sendo nesta primeira etapa, trabalha-se questões de saúde da mulher, autoestima e atividades de autosustentabilidade. Na formatura da Oficina Manicure e Pedicure, ministrada pela esteticista Solenir Vieira, de forma voluntária; iniciou em março, com 30 mulheres do bairro SENAI, prosperaram 16, sendo que uma participante veio falecer no decorrer do curso, foi passado os ensinamentos de um ofício que pode exercer o papel de um extra na renda da família.
O conteúdo desenvolvido foi: o que é ser manicure e pedicure; quais as características desejáveis para ser manicure e pedicure; qual a formação necessária para manicure e pedicure; áreas de atuação e especialidades; mercado de trabalho; higiene e limpeza dos materiais; como montar um kit de manicure e pedicure; passo a passo de manicure e pedicure; aulas práticas e de cidadania.
A paraninfa do curso de manicure e pedicure foi Ivanete Pereira dos Santos, uma das criadoras do Maria Maria do RS, conhecida nos palcos como Lady Net é mãe de seis filhos, faxineira e rapper, mas acima de tudo é uma guerreira. Apesar de todos seus talentos seu maior dom é transitar com tranqüilidade em todos os meios, promovendo diálogos entre realidades diferentes sem perder sua identidade. A competência da Lady em traduzir os anseios de sua aldeia, faz dela universal. Ela nasceu no mesmo dia em que o mundo comemora a declaração universal dos direitos humanos, dia 10 de dezembro. Instintivamente passou a vida lutando por estes direitos, nos seus 47 anos de vida teve uma trajetória que foi de menina negra comercializada no recôncavo baiano, à cantora de Rap em uma das cidades de colonização mais germânica do Brasil.

terça-feira, 14 de julho de 2009

COORDENADOR DA CUFA/RS MANOEL SOARES CONQUISTA O PRÊMIO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE IMPRENSA (SIP) COM A SÉRIE DE REPORTAGENS "A EPIDEMIA DO CRACK


http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2565457.xml&template=3898.dwt&edition=12630§ion=1003




Ao revelar o avanço aterrador do crack na sociedade gaúcha, a excelência do jornalismo praticado em Zero Hora obteve o reconhecimento de uma das principais premiações das Américas. A série de reportagens “A Epidemia do Crack” conquistou o prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) na categoria Jornalismo em Profundidade.

Conforme a SIP, a série chamou a atenção pela forma como apresentou o drama humano da droga e contextualizou sua expansão no Rio Grande do Sul – já em julho do ano passado.

A entrega das 11 categorias do Prêmio Excelência Jornalística 2009 ocorrerá em novembro, em Buenos Aires, na Argentina, durante a 65ª Assembleia Anual da SIP. O anúncio oficial foi feito ontem, em Miami (EUA), pelo presidente da Comissão de Prêmios da instituição, Fabricio Altamirano.

– A qualidade dos trabalhos reflete o alto nível do jornalismo que se realiza na América Latina e na América do Norte – disse Altamirano.

A série “A Epidemia do Crack” foi realizada pelos repórteres de ZH Itamar Melo e Patrícia Rocha. Durante dois meses de investigação, eles conversaram com dezenas de dependentes, ouviram especialistas, questionaram autoridades e visitaram cidades assoladas pela droga. A reportagem também contou com a participação, por meio de artigos diários, do repórter Manoel Soares, da RBS TV.

Em 25 páginas publicadas ao longo de oito dias consecutivos, “A Epidemia do Crack” demonstrou que a droga estava presente em todas as classes sociais e faixas etárias, destroçando famílias, convulsionando comunidades, produzindo caos no sistema de saúde e desencadeando ondas de violência.

Entrevistas com juízes de Direito, médicos, universitários e empresários que tiveram a vida esfarelada pelo vício mostravam que já não havia nenhuma barreira para a droga: o crack estava instalado na alta sociedade.

A série já havia vencido o prêmio de reportagem da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e está no livro 45 Reportagens que Fizeram História, lançado neste ano por ZH.

domingo, 12 de julho de 2009

BASQUETE DE RUA DA CUFA MONTENEGRO NO JORNAL IBIÁ


Pinheiro destaca que, além de praticar esporte, os participantes recebem noções de cidadania



Basquete de rua motiva os jovens para uma vida saudável

Simone Gasparoni



Não se admire ao ver jogadores arremessando em duas cestas, geralmente em quadras abertas. As regras do basquete não mudaram. O que você começa a ver em Montenegro são os lances do Basquete de Rua, um dos projetos de inserção social e de promoção da autoestima que a Central Única das Favelas (Cufa) – base Montenegro – está implantando na cidade.

Um time já foi formado com sete jovens, do sexo masculino, na faixa dos 17 aos 29 anos. "Somos todos montenegrinos da periferia da cidade, bem o que é a cara da Cufa", diz Jéferson Pinheiro, morador do bairro Santa Rita, membro do time e um dos coordenadores do projeto. Meninas e mulheres também podem formar suas equipes.

Pinheiro lembra que, no momento, o grupo está tentando conseguir um espaço apropriado para promover as partidas e começar a treinar crianças e adolescentes de todos os bairros. "Eles vão sair da rotina e, mais tarde, poderão disputar torneios", assinala o coordenador, de 22 anos. Conforme ele, através do basquete de rua, outras modalidades esportivas poderão ser inseridas nas comunidades, aliadas a noções de cidadania.

Pinheiro acrescenta que as regras do basquete de rua são bem menos rígidas do que as do esporte tradicional. "O basquete de rua deixa o jogador muito livre", afirma. Esse esporte é disputado por duas equipes de até sete jogadores, tendo como objetivo colocar a bola dentro da cesta ou coador do time adversário. O jogo pode ser realizado em qualquer ambiente (na rua, em quadras improvisadas, ginásios, sob viadutos, ao ar livre, dentre outros), tendo como principal filosofia motivar a participação, descontração, integração social, inserção cultural e desportiva, constituindo-se o caráter competitivo o meio e não a finalidade maior. Por meio da Liga Internacional de Basquete de Rua, a Cufa promove circuitos municipais, estaduais e nacional.

Mais informações sobre o projeto e como fazer para participar podem ser obtidas com Pinheiro, pelos telefones (51) 3632-4363 e 9931-9958.

CUFA MONTENEGRO NA ELIMINATÓRIA ESTADUAL LIIBRA, RPB E BRADAN


Ao final mais de 40 mil pessoas assistiram ao show de MV Bill, brindando o encerramento da LIGA INTERNACIONAL DE BASQUETE DE RUA 2009 no RS.


O pessoal CUFA Montenegro em Canoas/rs


Rapper MV Bill canta hino da LIIBRA para a galera!


Equipe da CUFA Montenegro em ação







De sexta a domingo a quadra de basquete de rua que foi montada no estacionamento do Canoas Shopping, bairro Mathias Velho em Canoas, recebeu times de várias cidades do estado (Pelotas,
Montenegro, Osório, Sta Cruz do Sul, Carazinho e Palmeiras
das Missões) e elevou as temperaturas que estavam perto dos 10ºC.


Os times que esse ano representarão o RS no Rio de Janeiro em setembro serão:

1º Tamanduá

2º Velozes e Furiosos

3º Carne de Pescoço


Ao final mais de 40 mil pessoas assistiram ao show de MV Bill, brindando o encerramento da LIGA INTERNACIONAL DE BASQUETE DE RUA 2009 no RS.

Premiação:

1º Lugar Masculino: R$ 1.000,00 em dinheiro, 2 viagens com tudo pago para o RJ para disputar a etapa Nacional, 1 jogo de uniformes novos, medalha e troféu.

2º e 3º Lugar Masculino: 2 viagens com tudo pago para o RJ para disputar a etapa Nacional, 1 jogo de uniformes novos, medalha e troféu.

1º Lugar Feminino: R$ 1.000,00 em dinheiro, 2 viagens com tudo pago para o RJ para disputar a etapa Nacional, 1 jogo de uniformes novos, medalha e troféu.

2º e 3º Lugar Feminino: 2 viagens com tudo pago para o RJ para disputar a etapa Nacional, 1 jogo de uniformes novos, medalha e troféu.



Patrocinadores: Prefeitura de Canoas, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Petrobrás, FUNDERGS, Canoas Shopping, Secretaria de Saúde - Programa de Prevenção a Violência.

Apoio: ULBRA, SESI/FIERGS, ESEF/UFRGS, Gráfica Tirage e Produtora Nega Bacana.

Promoção: RBS TV

Realização: CUFA RS