quinta-feira, 26 de março de 2009

CUFA É CITADA NA CAMARA FEDERAL NO DISCURSO DA DEPUTADA MANUELA DO RS


Confira o discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nobres colegas, aproveito esta tarde para comentar uma iniciativa importante e corajosa tomada na cidade de Montenegro.
Trata-se de uma articulação entre diversas entidades e o poder público de Montenegro contra uma grave epidemia que assola principalmente nossa juventude, a epidemia do crack.
O que torna esta iniciativa inovadora é o espírito de articulação e integração. O Movimento contra o Crack prevê ações de prevenção, de informação nas escolas e também de repressão policial contra o tráfico.Uma das entidades que patrocina o Movimento é a CUFA, a Central Única das Favelas, que segundo declarações de seu coordenador na cidade, Rogério Santos, se envolveu no movimento ao perceber a disseminação da droga.
Segundo ele, foram as mães que começaram a procurar a CUFA preocupadas com seus filhos.
Esta é uma iniciativa que merece o apoio desta Casa e de todos os partidos.
Passo ao conhecimento desta Casa, a matéria publicada no jornal Zero Hora desta quarta-feira sobre esta iniciativa.
"Montenegro declara guerra ao crack
Preocupados com a disseminação do crack em Montenegro, entidades e órgãos públicos decidiram enfrentar a droga com ações baseadas na mobilização, na segurança e na saúde.
Ontem, cerca de cem pessoas acompanharam o lançamento do Movimento Contra o Crack, que começou a se delinear em setembro.
A ideia é atacar o uso da droga em frentes que vão desde a prevenção em escolas até a realização de ações policiais contra o tráfico. Rogério Santos, coordenador de uma das entidades integrantes do movimento, a Central Única das Favelas (Cufa) em Montenegro, lembra que a mobilização começou com um grupo que percebeu a disseminação da droga. Em setembro, quando a Cufa começou a atuar na periferia, mães procuravam seus integrantes relatando a preocupação com o crack e solicitando auxílio aos filhos."

Muito obrigada.

domingo, 22 de março de 2009

NÚCLEO MARIA MARIA NO BAIRRO SENAI


O Núcleo Maria Maria,da CUFA Montenegro/rs, está se estruturando no Bairro Senai, a primeira reunião, ocorreu no último sábado, na Associação do Moradores da Vila Esperança, com a presença significativa de 15 mulheres.
As novas Marias de Montenegro, assim estão sendo chamadas as mulheres que compõe o Grupo Maria Maria do Bairro Senai... São mulheres guerreiras e que não se intimidam diante das dificuldades. Neste encontro foi apresentado o funcionamento da Central Única das Favelas - CUFA, em nível nacional, regional e municipal, foi discutido as ações, oficinas e foi montado o calendário MARIA MARIA do bairro Senai... PARABÉNS 'Marias'!!! A luta está apenas começando!!!!

sábado, 21 de março de 2009

Dia 21 de março - Dia Internacional da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, no subúrbio de Sharpeville, em Joannesburgo, na
África do Sul, cerca de 20 mil pessoas foram surpreendidas pela polícia do
governo do apartheid (1911-1994), que lá chegou e matou sumariamente homens,
mulheres e crianças. O que elas estavam fazendo? Um protesto pacífico contra
a Lei de Passes - um documento de acesso de negros às ''áreas de brancos'
Em 1976, a ONU definiu o ''Massacre de Sharpeville'' como de crueldade
inesquecível e instituiu o 21 de março como Dia Internacional de Luta pela
Eliminação da Discriminação Racial. No mesmo ano, em 16 de junho, eclodiu o
''Levante de Soweto'', bairro negro de Joannesburgo , no qual mais de 100
pessoas foram assinadas e mais de mil ficaram feridas em uma semana de
conflito.
Neste sábado (21), o Massacre de Shaperville completa 49 anos. A data deve
ser lembrada por que é um símbolo do massacre sofrido cotidianamente por
pessoas negras em todo o mundo.
Comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação
Racial é refletir sobre a situação do negro e a luta para conquistar
direitos, espaços dentro da sociedade e acesso aos bens e riquezas. É
lembrar a trajetória dos negros brasileiros que dedicaram e ainda dedicam
suas vidas para combater o racismo no país.

Preto Zezé - articulador nacional da CUFA

quinta-feira, 19 de março de 2009

MONTENEGRO CONTRA CRACK NO JORNAL ZH


MONTENEGRO
Uma cidade contra o crack
Autoridades se reúnem para discutir alternativas de combate à drogaFoi um apelo vindo das mães da periferia de Montenegro, uma cidade de quase 57 mil habitantes no Vale do Caí, que motivou a cidade a se unir para combater o crack. Os números, preocupantes, explicam: 75% dos crimes praticados no município estão diretamente ligados à droga, segundo levantamento da Brigada Militar.

Foi em setembro passado que as mães resolveram desabafar com integrantes da Central Única das Favelas (Cufa), que chegou a Montenegro para desenvolver programas sociais na periferia. O pedido de ajuda foi exposto como o maior problema enfrentado por elas: seus filhos se reúnem à noite, em praças, para consumir a droga.

O submundo relatado pelas mães a Rogério Santos, coordenador da Cufa em Montenegro, foi repassado a autoridades da cidade, que resolveram se unir para enfrentar o crack. Prefeitura, Ministério Público, empresários, Brigada Militar e Polícia Civil começaram a definir necessidades e buscar soluções práticas.

O lançamento oficial do Movimento Contra o Crack foi realizado na terça-feira. Ontem, o grupo realizou a primeira das reuniões para atacar o problema. Exemplos de que a droga está se disseminando rapidamente na cidade não faltam. E não são só casos como o do garoto de classe média que vendeu o videogame por três pedras de crack. A preocupação atinge também adultos. Em uma única empresa, com centenas de funcionários, 40 estão afastados para tratar a dependência da droga.

– O crack é uma epidemia – ressalta o coordenador-executivo do movimento, Adão Vargas Aloy.

Informalmente, uma pesquisa foi realizada em 17 bairros da cidade para levantar o número de usuários de crack. Ao todo, 1.111 entrevistados – todos com mais de 18 anos –, declararam-se dependentes da droga.

Comandante da Brigada Militar de Montenegro, o capitão Oscar Bessi diz ter mapeado 72 locais de tráfico na cidade. Nos últimos dois meses, oito pontos foram fechados, o que chegou a revoltar usuários contra a própria polícia. Os crimes praticados por dependentes de crack vão desde furtos simples até homicídios e movimentam um mercado paralelo.

leticia.barbieri@zerohora.com.br

LETÍCIA BARBIERI | Montenegro

terça-feira, 3 de março de 2009

CAETANO VELOSO EMOCIONA O PÚBLICO DA CIDADE DE DEUS






Quando Caetano Veloso entrou no palco os aplausos foram intermináveis, ele iniciou sua apresentação com um pedido de MV Bill. Caetano emocionou os espectadores cantando a canção “Sozinho” de Peninha, que ficou marcada por sua interpretação. Além disso o cantor elogiou a postura de Bill como militante social e disse que o rapper deve candidatar-se a Senador da República nas próximas eleições, e o público presente gostou da idéia. “É maravilhoso poder fazer esta apresentação aqui na comunidade. Fui convidado por MV Bill, e fico contente de celebrar o aniversário da cidade do Rio neste lugar, sem contar que acho fundamental as ações da CUFA para a humanização da população carente”, comentou o artista, que antes de terminar sua apresentação chamou ao palco a cantora Mart´nália e juntos cantaram “Pé no meu samba”.