quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O RAP É POPULAR E BRASILEIRO


Sim, o Rap é popular e brasileiro. Pode até ser que ele tenha surgido nos Estados Unidos, e que tenha a sigla em inglês (Rhythm And Poetry - Ritmo e Poesia), mas não há dúvidas de que ele, o Rap, é uma das maiores expressões populares de manisfestação das favelas brasileiras.

Pensando nisso, a CUFA criou o RPB – Rap Popular Brasileiro, um festival que tem por objetivo apresentar e divulgar novos grupos e cantores de rap, abrindo espaço para novas expressões artísticas e culturais deste gênero, que não são tão conhecidos pelo grande público, estimulando o mercado cultural brasileiro.

O evento reunirá grupos de todos os estados, incluindo o Distrito Federal. Haverá disputas estaduais que classificarão os concorrentes para a final nacional a ser realizada no Rio de Janeiro, tudo isso nos meses de junho e julho. Serão dois meses de musicalidade e poesia das favelas em todo o Brasil.

--
Favela Comunicação
msn:favelacomunicacao@gmail.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A palavra de ordem é agregar !





A CUFA finalizou seu 4º Encontro Nacional em Cuiabá (MT) no último final de semana. O Encontro, que tinha por objetivo, traçar o planejamento estratégico da Central para 2009, foi além disso. Diretrizes foram estabelecidas para até o ano de 2015, quando a CUFA estará espalhada em dois mil municípios de todo o País. As ações e o calendário anual de cada base também foram apresentados por todos os Estad

Dentre as diretrizes, está a utilização do esporte como ferramenta de agregação social, e por isso, a LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua) ganha destaque em todas as bases da CUFA, tornando-se um dos principais projetos. Até junho, todas as bases estarão concentradas na efetivação da LIIBRA, agregando pessoas tanto para o trabalho desta produção quanto para serem usuários deste produto.

Na apresentação das ações e do calendário anual das CUFAs, pode-se perceber quão multifacetada é a instituição. Os projetos de audiovisual crescem cada vez mais, como o “Cine Teles Pires”, da CUFA-Sinop, e o “Cine Pequi”, da CUFA-Goiás. O teatro, as ações de saúde preventiva e o trabalho embasado nos conceitos de gênero também vêm se consolidando em todo o Brasil de forma que a Central aborde um número expressivo de segmentos sociais. São jovens, mulheres, crianças e adultos profissionalizando-se e sendo agregados socialmente.


Outro ponto marcante do Encontro foi a explanação feita pelo coordenador da CUFA-Ceará, Preto Zezé, sobre movimentos sociais na contemporaneidade. Zezé afirmou que os movimentos sociais que lutam contra a desigualdade no País precisam se reciclar, haja vista que a conjuntura social não é a mesma dos anos 80 e 90. “A revolução só será feita pelo viés econômico, então é preciso dialogar com os quatro setores: público, privado, as outras organizações e o crime organizado, os quais movimentam a economia brasileira” – ressaltou.


Os cufistas também puderam conhecer um pouco do cenário político mato-grossense. Mario Olímpio, Secretário Municipal de Cultura, falou sobre a atuação da CUFA-Mato Grosso e da importância da mesma para o Estado. “Só pode falar de favela, e, portanto propor alternativas de transformação, quando se tem propriedade sobre o assunto, e a CUFA sabe o que faz” – afirmou.


Ainda sobre o cenário político e cultural, Pablo Capilé, do Instituto Cultural Espaço Cubo, parceiro da CUFA-MT desde sua gênese, apresentou a moeda social Cubo Card, e como não poderia deixar de ser, gerou dúvidas e até polemicas, o que neste caso foi muito positivo, haja vista que várias CUFAs já pensam em estudar mais sobre a economia solidária e implantar a moeda social em seu sistema financeiro.


CUFA-BRASIL

O 4º Encontro Nacional da CUFA aconteceu em Cuiabá, entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, no Hotel Taiamã. O próximo ainda não tem data marcada, mas estima-se que possa acontecer em algum estado do Norte ou do Nordeste, depois da realização da etapa Mundial da LIIBRA.

Por: Fernanda Quevedo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

VEM AÍ O MAIOR FESTIVAL DE RAP NACIONAL,O RPB (Rap Popular Brasileiro)

A partir de fevereiro os diversos grupos de rap espalhados pelo país podem se inscrever no RPB, o maior festival do gênero no Brasil, que será realizado nos meses de junho e julho. Os grupos que stiverem interessados a participar devem preparar material para divulgação, entre eles: release, fotos, cd com música, rider e letra da música.

Os interessados devem ficar atentos ao regulamento com espectivos prazos de inscrição e demais procedimentos em seus estados.

O festival é democrático, por isso, todos os grupos e cantores de rap podem participar, até aqueles que estão começando. Além disso, haverá premiação para os três primeiros colocados.


Blogs do festival:

Acre
http://festivalrpbacre.blogspot.com/

Bahia
http://www.rpbbahia.blogspot.com/

Ceará
http://festivalrpbceara.blogspot.com/

Goiás
www.festivalrpbgoias.blogspot.com

Maranhão
www.rpbfestival-maranhao@blogspot.com

Mato Grosso do Sul
http://festivalrpbmatogrossodosul.blogspot.com/

Minas Gerais
http://rpbfestivalminasgerais.blogspot.com/

Pernambuco
http://rbpfestival-pernambuco.blogspot.com/

Rio Grande do Norte
http://rpbfestivalpotiguar.blogspot.com

São Paulo
http://rpbfestivalsaopaulo.blogspot.com/

Brasilia
http://festivalrpbbrasilia.blogspot.com/

Contato
E-mail: paulo.madureira.rio@cufa.org.br
Tel: (21) 3015-5927 Ramal 24